Um blog para alunos, professores, amigos, visitantes e interessados. Desejo que todos se divirtam, interajam e utilizem as ideias dos posts sobre as aulas de Língua Portuguesa ministradas por mim, professora Juliana Moratelli.

sexta-feira, 3 de abril de 2015

GÊNERO: CRÔNICA

As últimas semanas de aula dos 9ºs anos foram focadas no gênero: Crônica. Esse gênero textual possui características próprias, é uma forma textual no estilo de narração que tem por base fatos que acontecem no cotidiano. O leitor interage com os acontecimentos e por muitas vezes se identifica com as ações tomadas pelas personagens. Estão presentes em jornais, revistas, livros e sites da internet. Utiliza a primeira pessoa e aproxima o autor de quem lê como se estivessem em uma conversa informal, ou seja, a crônica caracteriza-se por ser:
• Narração curta; 
• Descreve fatos da vida cotidiana; 
• Pode ter caráter humorístico, crítico, satírico e/ou irônico; 
• Possui personagens comuns; 
• Segue um tempo cronológico determinado; 
• Uso da oralidade na escrita e do coloquialismo na fala das personagens; 
• Linguagem simples. 
Alguns cronistas (veteranos e mais recentes) são: Fernando Sabino, Rubem Braga, Luis Fernando Veríssimo, Carlos Heitor Cony, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Ernesto Baggio, Lygia Fagundes Telles, Machado de Assis, Max Gehringer, Moacyr Scliar, Pedro Bial, Arnaldo Jabor, dentre outros.
Nas aulas, as crônicas abordadas foram: “Na escola” – Carlos Drummond de Andrade, “Morte” – Pedro Bial, “Desabafo de um bom marido” – Luis Fernando Veríssimo e “Seja um idiota” – Arnaldo Jabor.

Após a apresentação, leitura e interpretação dos textos, os alunos foram instigados a produzirem. Para a crônica “Morte” foram criados finais alternativos com a seguinte indagação: “Como / o que fazer para aproveitar tudo antes de morrer?”, abaixo seguem algumas produções e fotos da exposição.
Escola Municipal Professor Oswaldo Cabral






Escola Municipal João de Oliveira


























Após os estudos, os alunos produziram uma crônica com tema livre. As produções ficaram incríveis, dentre elas pude destacar algumas que foram lidas ao grande grupo. Aqui seguem três produções:

Sonho
Sonho, uma palavra pequena, mas com vários significados. Pode ser sonho de padaria, aquele bem quentinho que acabou de sair, há vários: os que não têm recheio, os que têm, os que têm frutas, tem os que têm chantilly, enfim, uma infinidade de tipos...
Mas, há aqueles sonhos bons que você tem enquanto está dormindo, aqueles que na parte mais interessante você acorda e fica naquela “o que será que ia acontecer?”.
Têm também os sonhos ruins, conhecidos como pesadelos, aqueles que dão medo, você acorda chorando, desesperado porque sonhou com o falecimento de alguém bem próximo, ou você sonhou com um acidente trágico, e muitas outras coisas...
Tem também os sonhos da sua vida, se alguém chegar para você e perguntar “Qual o seu maior sonho?”, com certeza você terá uma lista. Um dia chegaram e me perguntara: - Qual o seu maior sonho? Eu respondi: - Meu maior sonho é ser feliz, ter saúde, filhos, mas o maior de todos é ser engenheira agrônoma!
Enfim, existem vários sonhos, os bons, os ruins, os mais ou menos. Todos são sonhos!
(Aluna: Amanda Socoloski – E. M. João de Oliveira)

Sorria
Sorria! Você acordou! E um novo dia começou. Trabalho, café, correria, buscar o filho na escola... Tudo isso faz parte do seu dia-a-dia.
Se teve um dia cansativo, se chorou ou se algo te desanimou. Sorria!
Comece o seu dia com um belo sorriso no rosto e mostre ao mundo do que você é capaz. Não imposta como foi o seu dia, termine-o também com um sorriso nos lábios. Você foi feito para ser feliz. Mas, às vezes, sorrir não significa que você está feliz. Se você sofre, mas não tira um sorriso do rosto... Quer dizer que você é forte e é capaz de superar seus medos, suas mágoas, o amigo... “que não era seu amigo”.
A vida é curta demais para viver o mesmo dia duas vezes. Por isso, cante, dance, chore, brinque, vá atrás de seus sonhos, daquilo que ama e deseja! Mas, sem perder a fé e o sorriso no rosto. Lute pelo o que deseja, pelo o que te faz feliz e te faz bem... sem dar importância ao que os outros pensam ou deixam de pensar, para o que falam ou deixam de falar.
Mas, como ser feliz? Isso é você quem descobre.
Então arrume as suas coisas. Viaje em busca da felicidade, mas não se esqueça de levar o sorriso.
(Aluna Danielly Cristhyni da Silva – E. M. Prof. Oswaldo Cabral)

Padrões de beleza
A sociedade força – principalmente as garotas e mulheres – a ter um corpo perfeito (bunda e peitos fartos) sem aquela barriguinha para incomodar. Mas, respondam-me: Por que isso? Por que não podemos ser do jeito que somos?
“Você é gorda/magra demais, nunca vai achar alguém desse jeito”. Mas, espere... ser gorda/magra atrapalha? Infelizmente, na sociedade em que vivemos hoje, sim.
Muitas garotas e mulheres se sentem mal pelo corpo que tem, principalmente aquelas que não têm o corpo julgado “perfeito”. Quantas garotas e mulheres cometem suicídio todos os dias por isso? Infelizmente... São várias!
É aí que vêm aquelas doenças: bulimia e anorexia, que por causa de não terem o corpo ideal, elas começam a não comer... E o pior, quantos sorrisos não são dados por causa desse maldito padrão de beleza?
Seguinte... você é linda do seu jeito, não ligue para o que vão dizer.
Não que os garotos e homens não passem por isso, eles também passam. Droga de sociedade!
Claro que é muito importante ter uma alimentação saudável, mas você nasceu assim. Cada um de nós, não importa como, temos a nossa beleza.
(Aluna Hilda Maria S. Cardoso - E. M. Prof. Oswaldo Cabral)

Parabéns a todos os alunos, vocês foram incríveis.
Com carinho,
Professora Juliana Moratelli.



sábado, 14 de março de 2015

Publicação no Jornal

Neste mês de março, o Jornal da Educação de Joinville publicou uma reportagem sobre o projeto LEO - Leitura, escrita e oralidade. 

Sinto-me honrada com essa publicação.



Outras fotos:









(Maiores informações sobre o projeto na postagem do dia 24/12/2014)
Com carinho,
Professora Juliana Moratelli.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

O uso dos “porquês”

Todos nós temos dúvidas em como usá-los, então, está aí uma dica bem facilitada para os alunos:





Porque – usado para respostas;
Por que – início de perguntas ou perguntas indiretas e significando “pelo qual”;
Por quê – final de perguntas;
Porquê – sempre acompanhado de um artigo (= o motivo).

Exercício:

a)      A greve na rede pública terminou _________________ as reivindicações foram atendidas.
b)      ___________________ todos nós precisamos estudar?
c)      Os jornais não noticiaram o ___________________ da viagem do presidente.
d)      O expediente terminou mais cedo hoje, ____________?
e)       A passageira perdeu o trem ___________________ se esqueceu do horário.
f)      Não compreendemos o ________________ de você interromper o curso agora.
g)      A cidade ________________ passamos fica à beira-mar.
h)      Explique-me o _________________ desta queixa.
i)        _______________ há guerra no mundo?
j)      Você é vegetariano,  ____________________?


CURIOSIDADE: O Armandinho

O menino de cabelo azul, que vem acompanhado por um sapo, as pernas do pai e da mãe, uma borboleta e a amiga Fê, foi criado pelo jornalista Alexandre Beck. As personagens foram veiculadas inicialmente no Diário Catarinense, hoje as tirinhas circulam pela internet (http://tirasbeck.blogspot.com.br/), em uma página no facebook (https://www.facebook.com/tirasarmandinho?fref=ts), em jornais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
As tirinhas de Beck, ou seja, seu maravilhoso personagem Armandinho dão um show de generosidade, amor, compaixão e sabedoria inocente de uma criança. (colaboração: http://folhadecamacari.com.br/component/k2/item/284-alexandre-beck-o-criador-do-menino-armandinho.html)

Com carinho,
Professora Juliana Moratelli.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Poema de Cecília Meireles em sala de aula

O poema Retrato de Cecília Meireles pode ser utilizado em sala de aula abarcado ao conteúdo "Autobiografia". A descrição é singela e capaz de nos fazer refletir sobre nós mesmo. Cabe ao professor destinar o trabalho com seus alunos, mas abaixo há algumas questões que podem ser refletidas.

Retrato
Eu não tinha este rosto de hoje.
Assim calmo, assim triste, assim magro,
Nem estes olhos tão vazios,
Nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem  força,
Tão paradas e frias e mortas;
Eu não tinha este coração
Que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
Tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida a minha face?

(Cecília Meireles).
Cecília nasceu em 1901 e faleceu em 1964 no Rio de Janeiro. É considerada uma das figuras mais importantes da literatura brasileira. Foi poetisa, pintora, professora e jornalista.


Quem escreveu esta poesia?
Sobre quem ela está falando?
O que ela quer dizer quando fala que não tinha este rosto de hoje?
O que ela está nos contando?
Você já observou alguma mudança em você? Qual?

Com carinho,
Professora Juliana.

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Planejamento é tudo...

Todos os finais de semana eu reservo um tempo para os meus planejamentos, visto que é impossível chegar em uma sala de aula sem a prévia organização de materiais e conteúdos.

Um professor nem sempre domina todos os assuntos, por isso, precisa pesquisar e estudar muito antes de socializar com seus alunos. Muito desse tempo é retirado do final de semana ou momentos em casa, pois as aulas atividades são insuficientes.

Muitos questionarão essa atitude, o porquê de se "perder tempo" com isso, mas digo-lhes que, para mim, essa sempre foi e sempre será uma atividade prazerosa, pois assim, posso chegar confiante em sala de aula e preparada para trabalhar com meus alunos.

Sintam-se à vontade para trocar ideias e sugerir métodos de planejamento.


Com carinho,
Professora Juliana.

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Ideias para os primeiros dias de aula - Ensino Fundamental 6º ao 9º ano.



Algumas vezes, os primeiros dias de aula podem gerar nervosismo tanto para professores quanto para alunos, então eu costumo realizar atividades para conhecer os alunos um pouquinho.


Algumas sugestões são:

Apresentação: Cada pessoa se apresenta oralmente, fala nome, idade, onde mora, há quanto tempo estuda naquela escola entre outras informações que surgirem no momento da conversa.

Mensagem:
“Mais ou menos”
A gente pode morar numa casa mais ou menos,
numa rua mais ou menos,
numa cidade mais ou menos,
e até ter um governo mais ou menos.

A gente pode dormir numa cama mais ou menos,
comer um feijão mais ou menos,
ter um transporte mais ou menos,
e até ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro.

A gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou menos... 
TUDO BEM!

O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum... 
É amar mais ou menos,
sonhar mais ou menos,
ser amigo mais ou menos,
namorar mais ou menos,
ter fé mais ou menos,
e acreditar mais ou menos. 

Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos.

Chico Xavier

Dinâmica: É legal pedir que os alunos se organizem em círculo, pois esse movimento de ajuste incita o entrosamento dos participantes. Passa-se o formulário para os alunos (pode ser cópia, solicitar que façam em uma folha para entregar ou no caderno):
a.  O que mais gosto de fazer?
b. O que menos gosto de fazer?
c. Uma qualidade:
d. Um defeito:
e.  Qual profissão desejo exercer:

Dá-se um tempo (15 minutos é suficiente) para que os alunos respondam e, em seguida, pode ser feita a apresentação oralmente. É importante perceber se nesse momento todos irão querer apresentar, pois pode haver alunos que não queiram se expor, nesse caso, o professor pode estimular, mas nunca forçar o aluno a falar.

Com isso, promove-se um ambiente agradável e descontraído para que todos possam se conhecer um pouco, também se observa o autoconhecimento do participante e como este reage às respostas de seus colegas, além de conhecer um pouco sobre cada aluno.

Metas para o ano: Outra atividade bastante interessante é entregar uma folha para os alunos e pedir que pensem sobre suas metas pessoais e escolares, em seguida, solicitar que registrem. Assim, o professor guardará o registro das metas em um envelope e irá entregá-las ao final do ano letivo. Essa atividade cria grande expectativa nos alunos, além disso, ao final do ano poderão refletir sobre as metas conquistadas e as que não foram realizadas, e assim, traçar novas metas.

Mensagem de otimismo: Costumo trabalhar com uma mensagem instigante, proporcionando que os alunos reflitam sobre situações difíceis e tentem superá-las, o diálogo é provocador e envolvente.
“Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano, sempre que alguém descobre esse poder algo antes considerado impossível se torna realidade” (Albert Einstein).
Após, pode ser solicitada uma produção textual, com gênero livre, para que os alunos usem sua criatividade.

Depois disso, “bora” trabalhar os conteúdos de forma criativa e dinâmica!!!
Boa sorte e Ótimo ano letivo.


Com carinho,
Professora Juliana.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Feliz 2015


Espero que esse ano seja maravilhoso para todos nós.

Com carinho,
Professora Juliana.