Um blog para alunos, professores, amigos, visitantes e interessados. Desejo que todos se divirtam, interajam e utilizem as ideias dos posts sobre as aulas de Língua Portuguesa ministradas por mim, professora Juliana Moratelli.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Poema de Cecília Meireles em sala de aula

O poema Retrato de Cecília Meireles pode ser utilizado em sala de aula abarcado ao conteúdo "Autobiografia". A descrição é singela e capaz de nos fazer refletir sobre nós mesmo. Cabe ao professor destinar o trabalho com seus alunos, mas abaixo há algumas questões que podem ser refletidas.

Retrato
Eu não tinha este rosto de hoje.
Assim calmo, assim triste, assim magro,
Nem estes olhos tão vazios,
Nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem  força,
Tão paradas e frias e mortas;
Eu não tinha este coração
Que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
Tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida a minha face?

(Cecília Meireles).
Cecília nasceu em 1901 e faleceu em 1964 no Rio de Janeiro. É considerada uma das figuras mais importantes da literatura brasileira. Foi poetisa, pintora, professora e jornalista.


Quem escreveu esta poesia?
Sobre quem ela está falando?
O que ela quer dizer quando fala que não tinha este rosto de hoje?
O que ela está nos contando?
Você já observou alguma mudança em você? Qual?

Com carinho,
Professora Juliana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário