Um blog para alunos, professores, amigos, visitantes e interessados. Desejo que todos se divirtam, interajam e utilizem as ideias dos posts sobre as aulas de Língua Portuguesa ministradas por mim, professora Juliana Moratelli.

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Ideias para os primeiros dias de aula - Ensino Fundamental 6º ao 9º ano.



Algumas vezes, os primeiros dias de aula podem gerar nervosismo tanto para professores quanto para alunos, então eu costumo realizar atividades para conhecer os alunos um pouquinho.


Algumas sugestões são:

Apresentação: Cada pessoa se apresenta oralmente, fala nome, idade, onde mora, há quanto tempo estuda naquela escola entre outras informações que surgirem no momento da conversa.

Mensagem:
“Mais ou menos”
A gente pode morar numa casa mais ou menos,
numa rua mais ou menos,
numa cidade mais ou menos,
e até ter um governo mais ou menos.

A gente pode dormir numa cama mais ou menos,
comer um feijão mais ou menos,
ter um transporte mais ou menos,
e até ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro.

A gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou menos... 
TUDO BEM!

O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum... 
É amar mais ou menos,
sonhar mais ou menos,
ser amigo mais ou menos,
namorar mais ou menos,
ter fé mais ou menos,
e acreditar mais ou menos. 

Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos.

Chico Xavier

Dinâmica: É legal pedir que os alunos se organizem em círculo, pois esse movimento de ajuste incita o entrosamento dos participantes. Passa-se o formulário para os alunos (pode ser cópia, solicitar que façam em uma folha para entregar ou no caderno):
a.  O que mais gosto de fazer?
b. O que menos gosto de fazer?
c. Uma qualidade:
d. Um defeito:
e.  Qual profissão desejo exercer:

Dá-se um tempo (15 minutos é suficiente) para que os alunos respondam e, em seguida, pode ser feita a apresentação oralmente. É importante perceber se nesse momento todos irão querer apresentar, pois pode haver alunos que não queiram se expor, nesse caso, o professor pode estimular, mas nunca forçar o aluno a falar.

Com isso, promove-se um ambiente agradável e descontraído para que todos possam se conhecer um pouco, também se observa o autoconhecimento do participante e como este reage às respostas de seus colegas, além de conhecer um pouco sobre cada aluno.

Metas para o ano: Outra atividade bastante interessante é entregar uma folha para os alunos e pedir que pensem sobre suas metas pessoais e escolares, em seguida, solicitar que registrem. Assim, o professor guardará o registro das metas em um envelope e irá entregá-las ao final do ano letivo. Essa atividade cria grande expectativa nos alunos, além disso, ao final do ano poderão refletir sobre as metas conquistadas e as que não foram realizadas, e assim, traçar novas metas.

Mensagem de otimismo: Costumo trabalhar com uma mensagem instigante, proporcionando que os alunos reflitam sobre situações difíceis e tentem superá-las, o diálogo é provocador e envolvente.
“Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano, sempre que alguém descobre esse poder algo antes considerado impossível se torna realidade” (Albert Einstein).
Após, pode ser solicitada uma produção textual, com gênero livre, para que os alunos usem sua criatividade.

Depois disso, “bora” trabalhar os conteúdos de forma criativa e dinâmica!!!
Boa sorte e Ótimo ano letivo.


Com carinho,
Professora Juliana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário