Algumas vezes, os primeiros dias de aula podem gerar nervosismo tanto para professores quanto para alunos, então eu costumo realizar atividades para conhecer os alunos um pouquinho.
Algumas sugestões são:
Apresentação:
Cada pessoa se apresenta oralmente, fala nome, idade, onde mora, há quanto tempo
estuda naquela escola entre outras informações que surgirem no momento da
conversa.
Mensagem:
“Mais ou menos”
A gente pode morar numa casa mais ou menos,
numa rua mais ou menos,
numa cidade mais ou menos,
e até ter um governo mais ou menos.
A gente pode dormir numa cama mais ou menos,
comer um feijão mais ou menos,
ter um transporte mais ou menos,
e até ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro.
A gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou
menos...
TUDO BEM!
O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum...
É amar mais ou menos,
sonhar mais ou menos,
ser amigo mais ou menos,
namorar mais ou menos,
ter fé mais ou menos,
e acreditar mais ou menos.
Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou
menos.
Chico Xavier
Dinâmica: É legal pedir que os alunos se
organizem em círculo, pois esse movimento de ajuste
incita o entrosamento dos participantes. Passa-se o formulário para os alunos
(pode ser cópia, solicitar que façam em uma folha para entregar ou no caderno):
a. O que mais gosto de fazer?
b. O que menos gosto de fazer?
c. Uma qualidade:
d. Um defeito:
e. Qual profissão desejo exercer:
Dá-se um tempo (15
minutos é suficiente) para que os alunos respondam e, em seguida, pode ser
feita a apresentação oralmente. É importante perceber se nesse momento todos
irão querer apresentar, pois pode haver alunos que não queiram se expor, nesse
caso, o professor pode estimular, mas nunca forçar o aluno a falar.
Com isso, promove-se
um ambiente agradável e descontraído para que todos possam se conhecer um pouco,
também se observa o autoconhecimento do participante e como este reage às
respostas de seus colegas, além de conhecer um pouco sobre cada aluno.
Metas
para o ano: Outra atividade bastante interessante é entregar uma folha para
os alunos e pedir que pensem sobre suas metas pessoais e escolares, em seguida,
solicitar que registrem. Assim, o professor guardará o registro das metas em um
envelope e irá entregá-las ao final do ano letivo. Essa atividade cria grande
expectativa nos alunos, além disso, ao final do ano poderão refletir sobre as
metas conquistadas e as que não foram realizadas, e assim, traçar novas metas.
Mensagem de otimismo: Costumo trabalhar com uma mensagem instigante, proporcionando
que os alunos reflitam sobre situações difíceis e tentem superá-las, o diálogo
é provocador e envolvente.
“Não
existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador
reside no interior de cada ser humano, sempre que alguém descobre esse poder
algo antes considerado impossível se torna realidade” (Albert Einstein).
Após,
pode ser solicitada uma produção textual, com gênero livre, para que os alunos
usem sua criatividade.
Depois
disso, “bora” trabalhar os conteúdos de forma criativa e dinâmica!!!
Boa
sorte e Ótimo ano letivo.
Com carinho,
Professora Juliana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário