Um blog para alunos, professores, amigos, visitantes e interessados. Desejo que todos se divirtam, interajam e utilizem as ideias dos posts sobre as aulas de Língua Portuguesa ministradas por mim, professora Juliana Moratelli.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

A história do Bebê Ovo

O Bebê Ovo foi uma ação preventiva do Projeto Jovens de Atitude da
 Escola Municipal Professor Sylvio Sniecikovski.

Essa ação preventiva aconteceu entre as turmas de 6ºs, 7ºs e 8ºs anos da nossa escola. Cada turma participou de uma atividade diferente: 6ºs anos - Bebê ovo, 7ºs anos - Bebê boneca e 8ºs anos - Palestras sobre Saúde.

Pode-se afirmar que tal ação apresentou um resultado positivo entre os participantes, não atingiu totalidade, mas a maioria percebeu a dificuldade de cuidar de outro ser, nesse ato representado por um bebê ovo ou boneca, mas agregando valores à vida de cada um no sentido familiar e de uma gravidez precoce.

Sabe-se que atualmente, muitos adolescentes resolvem ser pais ou mães muito cedo, outros sofrem abusos que geram uma gravidez, ou ainda, outros não se protegem devidamente e a gravidez indesejada acontece.

Com tal ação, buscou-se uma reflexão sobre a realidade de se ter um filho, de uma maneira lúdica, simbólica e sem efeito real. Através dos relatos dos alunos, pode-se verificar que todos sentiram dificuldade em cuidar do bebê ou da boneca.

As turmas que palestraram, escolheram um tema específico sobre a saúde humana, como: sexualidade, higiene pessoal, alimentação saudável. Escolheram uma turma para aplicar a ação e tiveram muito êxito em suas colocações.

Cada aluno está de Parabéns por ter participado do projeto, principalmente aqueles que realmente investiram suas energias para que as ações fizessem alguma modificação em suas vidas.

Após o cuidado com o bebê ovo durante uma semana, os alunos criaram uma história em quadrinhos para o bebê, o tema da história era livre, mas a personagem principal era o bebê ovo. Os alunos deveriam criar um final para essa história, para que a atividade fosse concluída. Ressalto que diante de algumas produções, pode-se perceber angústias vividas pelos alunos, situações que eles protagonizam em seu cotidiano e que foram colocadas indiretamente na história do bebê ovo.

Obrigada a todos os professores e alunos que se engajaram nessa ação preventiva maravilhosa.

Alguns bebezinhos dos meus alunos dos 6°s anos.

Algumas histórias em quadrinhos produzidas pelos 6ºs anos





Exposição das atividades na Sala de Português.

Com carinho,

Professora Juliana Moratelli.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho! O "Bebê Ovo", além de abordar temas interessantes, levou-me à reflexão sobre a utilidade do ser humano na vida um do outro. O amor deve imperar sempre!

    ResponderExcluir