Um blog para alunos, professores, amigos, visitantes e interessados. Desejo que todos se divirtam, interajam e utilizem as ideias dos posts sobre as aulas de Língua Portuguesa ministradas por mim, professora Juliana Moratelli.

domingo, 7 de setembro de 2014

PROJETO LEO

Segue um pouquinho do nosso projeto para as aulas de leitura:

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR SYLVIO SNIECIKOVSKI
PROFESSORA: JULIANA MARIA FELÍCIO MORATELLI
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
PÚBLICO ALVO: TURMAS 6ºs anos A, B, C, D e 8ºs anos A, B e C.

PROJETO COMPLEMENTAR
LEO – Deleitando-se com a leitura, escrita e oralidade.

O projeto LEO surgiu da necessidade da estimulação à leitura, escrita e expressão oral na Escola Municipal Professor Sylvio Sniecikovski. Observou-se, no decorrer das aulas, que os alunos, em geral, demonstram insatisfação em momentos de leitura, dificuldades na escrita e timidez para expressão oral em público, ou mesmo diante da professora apenas. Pretende-se, nas aulas de leitura, diversificar os gêneros, tanto na escrita quanto na leitura, instigar os alunos ao deleite de textos como: crônicas, contos, poemas, histórias em quadrinhos, tiras, parlendas, propagandas, notícias, peças teatrais entre outros, dessa forma, possibilitar-se-á que os alunos busquem algo do seu interesse dentro de tantas opções.

OBJETIVO GERAL
Despertar o gosto pela leitura, expressão livre da escrita e manifestação oral a partir de diversos gêneros literários.

METODOLOGIA

*Leitura:
- Canto da leitura em sala;
- Tapete e almofadas;
- Leitura na biblioteca, patio e área livre da escola;
- Disponibilização de diversos textos: contos, crônicas, poesias, literatura infantil, infanto-juvenil e clássicos da literatura, jornais, revistas, gibis / histórias em quadrinhos;
- Disponibilização de textos plastificados: contos, crônicas, tirinhas, charges, parlendas, propagandas, notícias etc.
- Texto em casa – sorteio de um material para ir para casa e ser registrado pelo aluno ou pela família que leu o material, depois da leitura alguns alunos serão sorteados para apresentação para a turma em sala;
- Leitura de obras de arte;
- Leitura de letras musicais.

*Escrita:
- Registro das leituras;
- Produção escrita de cartas, e-mail, bilhetes, recados, receitas etc;
- Questionamentos de um aluno para outro;
- Caderno de perguntas para interagir entre todos com o objetivo de verificar os textos mais lidos e opinião dos alunos sobre os textos.

* Oralidade
- Questionamentos acerca dos textos que mais lhes interessaram;
- Apresentação oral para a turma de textos lidos em forma de: resumos, resenhas, dramatizações cartazes etc.
- Apresentação, a partir de sorteio, do material levado para leitura em casa;
- Contação de história realizada pelos alunos que tiverem interesse.
- Contação de história realizada pela professora e/ou convidados.

Seguem algumas fotos dos momentos de leitura:

Sala organizada para uma leitura agradável.

As meninas aproveitaram o espaço.


Num dia de sol e friozinho, nada melhor que aproveitar para ler.


E interagir com os amigos.




Os alunos amaram iniciar a leitura dos livros da professora. Nas aulas de leitura, cada aluno pode escolher o material que mais lhe chama a atenção.
Com carinho,
Professora Juliana Moratelli.









Nenhum comentário:

Postar um comentário