Segue um pouquinho do nosso projeto para as aulas de leitura:
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR SYLVIO
SNIECIKOVSKI
PROFESSORA: JULIANA MARIA
FELÍCIO MORATELLI
DISCIPLINA: LÍNGUA
PORTUGUESA
PÚBLICO ALVO: TURMAS 6ºs anos
A, B, C, D e 8ºs anos A, B e C.
PROJETO COMPLEMENTAR
LEO – Deleitando-se com a leitura, escrita e
oralidade.
O projeto LEO surgiu da necessidade da estimulação à leitura, escrita e
expressão oral na Escola Municipal Professor Sylvio Sniecikovski. Observou-se,
no decorrer das aulas, que os alunos, em geral, demonstram insatisfação em
momentos de leitura, dificuldades na escrita e timidez para expressão oral em
público, ou mesmo diante da professora apenas. Pretende-se, nas aulas de leitura, diversificar os gêneros, tanto na escrita quanto na
leitura, instigar os alunos ao deleite de textos como: crônicas, contos,
poemas, histórias em quadrinhos, tiras, parlendas, propagandas, notícias, peças
teatrais entre outros, dessa forma, possibilitar-se-á que os alunos busquem
algo do seu interesse dentro de tantas opções.
OBJETIVO GERAL
Despertar o gosto pela leitura, expressão
livre da escrita e manifestação oral a partir de diversos gêneros literários.
METODOLOGIA
*Leitura:
- Canto da leitura em sala;
- Tapete e almofadas;
- Leitura na biblioteca, patio e área livre da escola;
- Disponibilização de diversos textos: contos, crônicas, poesias,
literatura infantil, infanto-juvenil e clássicos da literatura, jornais,
revistas, gibis / histórias em quadrinhos;
- Disponibilização de textos plastificados: contos, crônicas, tirinhas,
charges, parlendas, propagandas, notícias etc.
- Texto em casa – sorteio
de um material para ir para casa e ser registrado pelo aluno ou pela família
que leu o material, depois da leitura alguns alunos serão sorteados para
apresentação para a turma em sala;
- Leitura de obras de
arte;
- Leitura de letras
musicais.
*Escrita:
- Registro das
leituras;
- Produção escrita de
cartas, e-mail, bilhetes, recados, receitas etc;
- Questionamentos de
um aluno para outro;
- Caderno de perguntas
para interagir entre todos com o objetivo de verificar os textos mais lidos e
opinião dos alunos sobre os textos.
* Oralidade
- Questionamentos
acerca dos textos que mais lhes interessaram;
- Apresentação oral
para a turma de textos lidos em forma de: resumos, resenhas, dramatizações
cartazes etc.
- Apresentação, a
partir de sorteio, do material levado para leitura em casa;
- Contação de história
realizada pelos alunos que tiverem interesse.
- Contação de história
realizada pela professora e/ou convidados.
Seguem algumas fotos dos momentos de leitura:
Sala organizada para uma leitura agradável. |
As meninas aproveitaram o espaço. |
Num dia de sol e friozinho, nada melhor que aproveitar para ler. |
E interagir com os amigos. |
Os alunos amaram iniciar a leitura dos livros da professora. Nas aulas de leitura, cada aluno pode escolher o material que mais lhe chama a atenção. |
Com carinho,
Professora Juliana Moratelli.
Nenhum comentário:
Postar um comentário