Objetivos (Matriz
Curricular PMJ)
- Identificar as marcas do gênero;
- Ler, reconhecer, compreender e interpretar textos do gênero;
- Identificar, por meio de suas características, o texto autobiografia
como gênero discursivo;
- Produzir, revisar e editar textos dos gêneros;
- Reconhecer
e empregar adequadamente os tempos verbais do modo indicativo;
- Contribuir no processo de busca da identidade do
aluno;
- Perceber a relação do texto lido com outros textos;
- Avaliar e ampliar o repertório de autobiografias
conhecidas dos alunos;
- Sistematizar as informações dos textos lidos;
- Reconhecer e empregar adequadamente os pronomes
pessoais e possessivos como elementos de coesão textual;
- Identificar os elementos da comunicação;
- Identificar informações principais de um texto.
Procedimentos
- Verificação dos conhecimentos prévios dos alunos;
- Apresentação de textos autobiográficos para leitura
individual e em grupo;
- Exercícios de interpretação de texto a partir de
autobiografias;
- Exploração do poema “A porta” de Vinícius de Moraes” -
vídeo e interpretação textual;
- Produção textual – escrita e reescrita;
- Reconhecimento individual – documentos pessoais e
autorretrato;
- Trabalho em dupla e em grupo;
- Outros assuntos abordados: pronomes pessoais (retos e
oblíquos), verbo (tempo, modo), uso de palavras ou expressões de tempo e lugar (há dez anos, naquele tempo, naquela época, foi um local, naquela região etc), cronologia dos fatos, ortografia e pontuação.
Abaixo seguem alguns momentos em sala de aula:
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Reconhecimento dos detalhes faciais para ilustração do autorretrato. |
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Reconhecimento dos detalhes faciais para ilustração do autorretrato. |
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No "MURAL DA FAMA" são expostos os trabalhos mais criativos, caprichados, diferentes, engraçados ou interessantes. |
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Conhecendo os documentos pessoais essenciais para qualquer indivíduo. |
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Trabalho em grupo: |
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Reconhecimento de documentos pessoais, sua função e reprodução em A3 para apresentação aos demais alunos da sala. |
Neste conteúdo, os alunos dos 6ºs anos A, B, C e D, perceberam-se como indivíduos com características e histórias únicas, não apenas reconheceram as características do gênero, mas construíram conceitos importantes para qualquer cidadão, bem como puderam perceber sua história de vida e relacionamentos pessoais.
Com carinho,
Professora Juliana.
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