Um blog para alunos, professores, amigos, visitantes e interessados. Desejo que todos se divirtam, interajam e utilizem as ideias dos posts sobre as aulas de Língua Portuguesa ministradas por mim, professora Juliana Moratelli.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Gênero - Autobiografia

Objetivos (Matriz Curricular PMJ)
  • Identificar as marcas do gênero;
  • Ler, reconhecer, compreender e interpretar textos do gênero;
  • Identificar, por meio de suas características, o texto autobiografia como gênero discursivo;
  • Produzir, revisar e editar textos dos gêneros;
  • Reconhecer e empregar adequadamente os tempos verbais do modo indicativo;
  • Contribuir no processo de busca da identidade do aluno;
  • Perceber a relação do texto lido com outros textos;
  • Avaliar e ampliar o repertório de autobiografias conhecidas dos alunos;
  • Sistematizar as informações dos textos lidos;
  • Reconhecer e empregar adequadamente os pronomes pessoais e possessivos como elementos de coesão textual;
  • Identificar os elementos da comunicação;
  • Identificar informações principais de um texto.

 Procedimentos
  • Verificação dos conhecimentos prévios dos alunos;
  • Apresentação de textos autobiográficos para leitura individual e em grupo;
  • Exercícios de interpretação de texto a partir de autobiografias;
  • Exploração do poema “A porta” de Vinícius de Moraes” - vídeo e interpretação textual;
  • Produção textual – escrita e reescrita;
  • Reconhecimento individual – documentos pessoais e autorretrato;
  • Trabalho em dupla e em grupo;
  • Outros assuntos abordados: pronomes pessoais (retos e oblíquos), verbo (tempo, modo), uso de palavras ou expressões de tempo e lugar (há dez anos, naquele tempo, naquela época, foi um local, naquela região etc), cronologia dos fatos, ortografia e pontuação.

Abaixo seguem alguns momentos em sala de aula:
Reconhecimento dos detalhes faciais para ilustração do autorretrato.

Reconhecimento dos detalhes faciais para ilustração do autorretrato.

No "MURAL DA FAMA" são expostos os trabalhos mais criativos, caprichados, diferentes, engraçados ou interessantes.











Conhecendo os documentos pessoais essenciais para qualquer indivíduo.
Trabalho em grupo:





Reconhecimento de documentos pessoais, sua função e reprodução em A3 para apresentação aos demais alunos da sala.
Neste conteúdo, os alunos dos 6ºs anos A, B, C e D, perceberam-se como indivíduos com características e histórias únicas, não apenas reconheceram as características do gênero, mas construíram conceitos importantes para qualquer cidadão, bem como puderam perceber sua história de vida e relacionamentos pessoais.
Com carinho,
Professora Juliana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário