Um blog para alunos, professores, amigos, visitantes e interessados. Desejo que todos se divirtam, interajam e utilizem as ideias dos posts sobre as aulas de Língua Portuguesa ministradas por mim, professora Juliana Moratelli.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Gênero - Anúncio

Objetivos (Matriz curricular PMJ)
  • Conhecer e reconhecer o gênero;
  • Perceber os elementos característicos de um texto publicitário: produto, logomarca, slogan, linguagem não verbal, público alvo, jingles e informações, contexto de produção, convencimento, intertextualidade, suporte em que circula;
  • Produzir e revisar textos do gênero;
  • Identificar os apelos emocionais e racionais dos anúncios;
  • Reconhecer os recursos linguísticos e não linguísticos mais utilizados: cores, formas, imagens, fontes gráficas;
  • Posicionar-se criticamente;
  • Identificar e empregar as figuras de linguagem;
  • Identificar palavras de sentido figurado;
  • Identificar informações implícitas e explícitas no texto;
  • Perceber o emprego do adjetivo e sua influência positiva nas construções da mensagem do texto.

Procedimentos
  • Verificação dos conhecimentos prévios dos alunos;
  • Apresentação de slides: o gênero e suas características, imagens e vídeos;
  • Questionamentos acerca das características do gênero: produtos, logomarcas, slogans, informações, público alvo, convencimento/persuasão, finalidade, linguagem sintética dos slogans, suportes em que circula etc;
  • Indagações acerca das imagens e vídeos apresentados;
  • Utilização do livro didático como instrumento nas aulas: Livro: Jornadas.port. (Dileta Delmanto e Laiz B. de Carvalho)
- Explorar o anúncio apresentado no livro;
- Refletir e responder aos indagamentos acerca do anúncio;
- Explorar a intertextualidade (slogan do anúncio remete à história do Aladim e a lâmpada maravilhosa)
- Linguagem verbal e não verbal;
- Logotipo;
- Slogan;
- Sentido conotativo e denotativo;
- Emprego de adjetivos.
  • Produção do anúncio.

Seguem abaixo alguns exemplos de materiais utilizados:


 Alguns anúncios analisados:





video
Considerado o melhor anúncio de todos.

video
Anúncio supercriativo criado na China. 

video
Anúncio produzido por alunos de 8º ano.

Trabalhos realizados pelos alunos dos 8ºs anos A, B e C:












Ao final do conteúdo, os alunos dos 8ºs anos conseguiram demonstrar as características do Anúncio em suas produções, realizando-as com dedicação e empenho. Os trabalhos ficaram ótimos... Parabéns!!!

Com carinho, 
Professora Juliana.

2 comentários: