Um blog para alunos, professores, amigos, visitantes e interessados. Desejo que todos se divirtam, interajam e utilizem as ideias dos posts sobre as aulas de Língua Portuguesa ministradas por mim, professora Juliana Moratelli.

terça-feira, 2 de junho de 2015

INTERTEXTUALIDADE

Estamos cercados de intertextualidade em nosso cotidiano, através da epígrafe, citação, paródia, paráfrase, pastiche, tradução, referência/alusão, sample ou bricolagem, os textos se conectam um ao outro, trazendo novas possibilidade e a criatividade.
Dando sequência à matriz curricular, abordamos a Charge e inserimos a Intertextualidade ao assunto. Após discussão e explicação, os alunos analisaram alguns exemplos de intertextualidade, com isso, foi proposta a produção textual.
Os temas abordados foram: maioridade penal, gravidez precoce, situação política no país e bullying. Em dupla ou individualmente, os alunos escolheram um tema e um tipo de intertextualidade, em seguida produziram o texto utilizando folha A4 ou o tablet.
Na Escola Municipal João de Oliveira, após a conclusão dos trabalhos, houve a fusão do conteúdo da matriz curricular ao projeto Jovens de Atitude. Os trabalhos foram levados à análise e após a verificação das questões abordadas, percebeu-se que os ótimos trabalhos não poderiam ficar sem uma reflexão maior.
Dessa forma, as turmas tiveram a ideia de organizar as atividades, o 9º ano A fará cartazes explicativos para cada sala da escola, além disso, explicará o assunto abordado para as turmas. O 9º ano B, organizará uma palestra para as turmas de 6ºs anos. A culminância foi criada pelos alunos, uma vez que são os maiores envolvidos.
Na Escola Municipal Professor Oswaldo Cabral, os alunos também produziram atividades maravilhosas, que posteriormente serão expostas na escola.

Seguem algumas atividades produzidas pelos alunos.
MAIORIDADE PENAL

GRAVIDEZ PRECOCE



SITUAÇÃO POLÍTICA NO PAÍS









BULLYING











Paródia - Música original - Pra você Banda Onze20

Deixa eu te dizer

Você não quis ouvir
O que eu sentia
E por isso que não deu pra te ajudar
Você não entendeu
O que eu queria
Era te aconselhar
Eu te falei para mudar com tanto preconceito

Você tem que para de julgar
E aos outros maltratar
Eu ainda tô aqui
E não precisa nem fugir
E quando ouvir “cê” vai saber
Que nada foi em vão
Foi tudo por você
Deixa eu te dizer

Você tem que para de julgar
E aos outros maltratar
É só você não bater
Que amigos você vai ter
E quando perceber você vai ver
Que nada foi em vão
Foi tudo por você.

Parabéns queridos alunos.
Criatividade, capricho e empenho é tudo!

Com carinho, professora Juliana.

Um comentário: