Um blog para alunos, professores, amigos, visitantes e interessados. Desejo que todos se divirtam, interajam e utilizem as ideias dos posts sobre as aulas de Língua Portuguesa ministradas por mim, professora Juliana Moratelli.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

TENDA DA LEITURA

PROJETO LEO - Leitura, Escrita e Oralidade.

Escola Municipal Professor Sylvio Sniecikovski

Professora Juliana Maria Felício Moratelli

O projeto LEO surgiu da necessidade da estimulação à leitura, escrita e expressão oral na Escola Municipal Professor Sylvio Sniecikovski. Observou-se, no decorrer das aulas, que os alunos, em geral, demonstravam insatisfação em momentos de leitura, dificuldades na escrita e timidez para expressão oral em público, ou mesmo diante da professora apenas.
Sabe-se que nos tempos de hoje, é fundamental provocar o interesse dos alunos para a leitura e escrita; porém, não necessariamente, referindo-se somente à leitura da literatura, nem à escrita de redações. Dessa forma, esse projeto buscou a leitura de diversos gêneros textuais, desde materiais mais acessíveis como blog, jornal e revista, até livros da literatura brasileira e estrangeira.
Assim, houve a diversificação de gêneros, tanto na escrita quanto na leitura, instigou-se os alunos ao deleite de textos como: crônicas, contos, poemas, histórias em quadrinhos, tiras, parlendas, propagandas, notícias, peças teatrais entre outros, possibilitando que os alunos buscassem algo do seu interesse dentro das várias opções.
Segundo Delia Lerner apud Bencini em entrevista à Revista Nova Escola (nº 194, 2006), “[…] a maior parte das escolas só trabalha com textos didáticos e literários e muitas vezes de maneira burocrática, sem sentido para os alunos”, por isso, buscou-se modificar a maneira de apresentação de textos aos alunos, visando instigá-los à leitura, escrita e oralidade.
A princípio, a ideia do projeto era despertar o gosto pela leitura, manifestação escrita e oral, contudo, no decorrer das aulas apareceram as dificuldades: alunos sem hábito da leitura e pouca autonomia e interesse pela manifestação oral. Com o passar das aulas, percebeu-se um maior número de interessados pelos momentos de leitura, porém as atividades de cunho oral não foram muito abordadas.
Sabe-se que com a leitura se amplia o vocabulário, descobre-se novas palavras e se reconhece a grafia de outras, após as aulas, constatou-se que diversos estudantes aperfeiçoaram a escrita, diminuindo as dificuldades gráficas.
A partir do momento em que a professora trouxe seus livros pessoais, percebeu-se que houve uma interação diferente com os materiais, os alunos se empolgaram, muitos conseguiram concluir a leitura do livro escolhido e outros se interessaram pelo empréstimo. Outro fato que propiciou os momentos de leitura foi a modificação de sala de língua portuguesa. As professoras, com a colaboração da escola, pintaram, reformaram a sala e organizaram um armário com materiais de leitura. O ambiente modificado propiciou momentos agradáveis de aprendizagem.




Com o término do ano letivo, constata-se que o projeto precisa ser aprimorado, pois diversas atividades planejadas não foram realizadas por pouca disponibilidade de tempo ou mesmo por não se perceber o interesse dos alunos. Esse foi o primeiro ano do projeto, o qual será repensado para os próximos anos inserindo ou retirando atividades que propiciem cada vez mais o estímulo à leitura e o prazer por esses momentos.

Culminância do projeto

 A atividade de fechamento do projeto mobilizou diversos estudantes. Foi montada uma “Tenda da Leitura” no dia 27 de novembro, nessa tenda havia o material preparado pelos alunos, ou seja, atividades envolvendo os títulos dos livros lidos em sala e os nomes dos autores, como forma de ilustrar os materiais utilizados nas aulas de leitura.
Também foi exposta uma produção textual de fábulas. O texto foi escrito em sala de aula, corrigido e, posteriormente, digitado na sala de informática, após, os alunos receberam o texto impresso e ilustraram para expô-lo. Além disso, os livros utilizados nas aulas de leitura foram disponibilizados para apreciação e leitura no momento do início da aula e intervalo.
Outra atividade que chamou a atenção nessa tenda foi a participação de personagens das histórias como: Princesas, Mangás, Vampira, Bruxo e Bruxa. As turmas dos 1ºs ano, 3º ano e 4º ano, foram convidadas a participarem de um momento de contação de histórias, conversa a respeito da importância da leitura, apreciação e leitura dos livros expostos.
Percebeu-se grande entusiasmo das crianças diante da Bruxa, as manifestações foram diversas e houve grande respeito pelo momento que estava sendo vivenciado. As crianças ouviram atentamente as histórias que foram contadas, manusearam os materiais, leram e ouviram outras histórias contadas pelos alunos monitores.
Ao final de toda a ação, posso afirmar que passos pequenos geram grandes conquistas, foi maravilhoso observar a interação de muitos alunos, o envolvimento e dedicação de todos. Também foi comovente observar como as atividades diferenciadas mexem com toda a estrutura de uma escola e, principalmente, envolvem os alunos de maneira significativa.

TENDA DA LEITURA
Espaço preparado para receber os visitantes.


Os alunos se envolveram e se dedicaram para esse dia.

Os livros utilizados nas aulas de leitura durante o ano puderam ser manuseados pelos visitantes.






Uma boa conversa sobre a importância da leitura.
A contação de histórias chamou a atenção de todos, houve grande envolvimento neste momento.








Interação dos alunos com os materiais e espaço da tenda.






Com carinho,
Professora Juliana Moratelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário